E eu digo, e ainda caio...

"Se você por acaso cair, não culpe a pedra ou o degrau. Culpe sua visão e atitude falha diante das lombadas no caminho...."RiCarvalho

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

É preciso sentir o cheiro das rosas.

(RiCarvalho)

Passamos toda uma vida em contato com várias existências; as nossas e as de quem nos aproximamos. Por breves períodos somos atingidos por acontecimentos que podem mudar a realidade que vivemos. São nossas escolhas; os momentos em que ficamos diante de bifurcações decisivas, onde teríamos três caminhos: ficar parados, indecisos entre seguir ou retornar; pegar o caminho da direita ou o da esquerda. Cada uma dessas três escolhas fará da pessoa um ser diferente, que conhecerá pessoas e horizontes dispares a cada nova bifurcação. Pois seria esta, uma vida enfadonha caso tivéssemos apenas uma escolha importante para fazer na vida; com duas ou três, pessoas e lugares, para conhecer. Pois somos seres impares, cada qual seguindo um caminho escolhido por nós mesmos, em que, vez ou outra, nos chocam entre as encruzilhadas da vida.

Por isto, devemos está preparados e vigilantes a cada escolha que tomamos, Já que a cada vez que ficamos inertes diante do desconhecido, ali, naquele momento, perdemos uma oportunidade que podemos nunca mais encontrar. Não perca as oportunidades de viver, de errar – sujeitamo-nos ao erro por sermos humanos -, mas com o erro e, apesar do erro, devemos aprender a não martirizarmo-nos perdendo tempo. O Tempo é precioso, e devemos usá-lo para apreciar os bons momentos. Olhar a meninice de uma criança para lembrarmos que já nos deleitamos com a tenra idade, e como era lindo. Olhar cada coisa do mundo como uma novidade a ser explorada; todo um horizonte de novidades esperando a atenção de nossas íris, já tão distraídas pelo caos do cotidiano.

Qual a última vez que parastes defronte uma rosa para sentir seu aroma? A risada agradável de uma criança? Quando parastes para ouvir seu coração e segui-lo?

É preciso sentir o cheiro das rosas para lembrarmos que, nem tudo são flores, mas que elas estão lá - sim, em algum jardim... esperando-nos para encher nossos pulmões com o ardor da esperança. Basta, apenas, segui o caminho que lhe pareça mais perfumado. Mas se acaso perde-se no meio do caminho, não desista da busca. Os ventos do destino tendem a tornar nossas jornadas mais desafiadoras, muitas vezes desviando-nos do caminho mais acertado. Encare, simplesmente, como uma pedra a se superar no caminho de sua existência. E continue vivendo da melhor maneira possível. Não esquecendo do cheiro das rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário