E eu digo, e ainda caio...

"Se você por acaso cair, não culpe a pedra ou o degrau. Culpe sua visão e atitude falha diante das lombadas no caminho...."RiCarvalho

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Contato Imediato de 3º grau com o Desconhecido

(Ricarvalho)

No filme Contato, um personagem alienígena em conversa com a protagonista da trama ficcional solta a interessante frase: "Vocês são uma espécie interessante, uma mistura interessante. Vocês são capazes de terem sonhos tão lindos e também horríveis pesadelos. Vocês se sentem tão perdidos, tão solitários, mas não estão". Será que sim, ou que não?

Assistindo ao filme, me deparei com essa grande questão da humanidade, que nesta produção de 1997 relembrou-me, mas não respondeu; nem anteriormente no filme de Steven Spielberg: Contatos Imediatos de 3º – 1977, ótimo filme de 32 anos atrás. Então, hoje, já no finalzinho de 2009, me pego pensando e pesquisando sobre o mesmo assunto sem grandes certezas; sem alguma resposta concisa. Filosofando sobre essa questão: Existe vida além desta?

Estamos na era da informação, e a temos piscando com seus vários megapíxel a poucos centímetros de nossos olhos; em um monitor superfino com 32mb de cores. Algumas vezes a informação chega como um vídeo-manual – tornando clara a facilidade da obtenção deste valioso recurso. Por fim, fiquei realmente frustrado já que, mesmo com todos estes aparatos tecnológicos, descobri que ainda hoje cientistas gastam milhões para tirar fotos do espaço na esperançosa persistência paciente de que toda essa tecnologia milionária lhes oportuna afirmar: “Quem sabe um dia, um O.V.N.I passa distraído por nossas super-lentes e, neste dia, tenhamos uma imagem digital 100% confiável de um objeto voador não identificado – batizado com nossos nomes. E pedantes, possamos jogar na cara de todos que duvidaram de nossa gloriosa opinião formada sobre tudo. Amém!”.

Bem, não penso boas coisas dos pedantes que, assim como eu, olha-nos por sob suas palavras de dicionários e pose intelectual, com alguma prova cientifica em mãos de sua afirmativa. Afirmando que a verdade dos antigos não vale como verdade hoje por que “o mundo mudou”. Mesmo estudos recentes nos mostrando que usamos nosso cérebro da mesma forma que nossos ancestrais de milhares de anos passados – acelerando apenas o acesso. Se, após tanto tempo, não mudou um neurônio do lugar, o que explica esse hábito apressado que o mundo do século XXI tem em trocar sua tecnologia – sempre para uma superior, claro!? Alguns indícios nos apontam à velocidade com que trocamos informação como culpados: as novas tecnologias sociais (Twitter; Orkut; facebook e etc.); esta nova moda de “libertação/troca de conhecimento” em que vivemos. No mundo da informação destes dias os adjetivos segregadores carecem de porquês. Pois a única moeda válida é o saber, e este não confere valor às raças ou à religião. Descobri que, buscando entender perguntas infinitas, aprendo um pouco mais sobre o infinito – principalmente que as perguntas nunca cessarão; então, fico na torcida com os cientistas que, tenhamos algum o.v.n.i. distraído por ai. Mas em meu intimo, lhes confesso, espero que a magia dos mistérios permaneça a inebriar nossa imaginação. Pois como afirmou Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. E quem sou eu para contradizê-lo?

- Olha o ET!!
Só Deus sabe o que ainda veremos no futuro. Espero informação de primeira mão.

nesta foto da galáxia mais próxima da via lactea, tem um brilho suspeito no lado direito, na parte inferior à 100 pontinhos luminosos da esqueda para a direita, que me parece um O.V.N.I. - o que vocês acham? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário